Vilfredo Pareto foi um economista italiano nascido na França em 1848. Seu trabalho mais famoso, a "Princípio 80/20", presente em seu livro "Cours d'économie politique", aborda uma distribuição de renda altamente desigual, mas previsível, na sociedade - 80% da riqueza e da renda era produzida e possuída por 20% da população. Mas o mais interessante deste princípio é sua aplicabilidade fora dos campos da economia. É possível aplicar tal regra em praticamente qualquer lugar e é isso que este artigo aborda.
Lei de Pareto, o que é?
A Lei de Pareto pode ser resumida na seguinte frase: 80% dos resultados são produzidos por 20% dos esforços. Existem formas alternativas de isso acontecer, como:
- 80% dos ganhos musculares decorrem de 20% do tempo que ficamos na academia.
- 80% dos rendimentos do portfólio de um investidor decorre de 20% de seus títulos.
- 80% dos lucros de uma empresa decorrem de 20% dos clientes da mesma.
- 80% do PIB mundial é produzido por 20% da população (The World Bank, 2008).
Poderia ficar o dia inteiro escrevendo "bullet-points" sobre como isso acontece. O que acontece é que vivemos numa ilusão onde achamos que quanto mais tempo e insumos dedicarmos a uma atividade, mais resultados serão provenientes dela. A realidade é bem diferente. Aquilo que você faz é mais importante e quão bem você faz. Fazer bem algo desnecessário não o torna necessário. Tomar muito tempo em uma tarefa desnecessária não a torna necessária.
Como aplicar a Lei de Pareto no dia-dia?
Pense num vendedor de telemarketing, chamado João, que vende um produto de beleza feminina. Todo semana ele recebe uma lista com 100 nomes, com informações sobre idade e género, para ele realizar ligações e tentar vender o produto. João é um ótimo vendedor, passa cerca de 15 minutos no telefone com a pessoa falando sobre o produto, falando sobre todos os detalhes e tentando ao máximo empurrar o produto para a pessoa. Das 100 pessoas que João liga ele consegue vender o produto para 20. Fazendo as contas João passou 25 horas para vender apenas para 20 pessoas. Maria é uma outra vendedora, do mesmo setor, que recebe também semanalmente 100 nomes para realizar ligações. A diferença de Maria para João é que Maria conhece a Lei de Pareto. Usando seus conhecimento Maria observou que existe uma probabilidade maior de mulheres com idades de 30-40 anos comprarem o produto em questão. Ela então invez de ligar para os 100 nomes liga apenas para as mulheres com idades de 30-40, o que totalizou 40 ligações. Nessas ligações, como as mulheres já estavam mais dispostas a comprar o produto, ela passou menos tempo tentando as convencer e a média de tempo por ligação foi de apenas 10 minutos. Maria atingiu o mesmo resultado de João, porém em muito menos tempo. Em 6 horas ela já tinha vendido a mesma quantidade que João demorará 25 horas.
Este é um exemplo básico de como aplicar a Lei de Pareto em sua vida para conseguir maiores resultados em menos tempo. Para isso é necessário encontrar as atividades que você realiza em que você obtém os maiores ganhos e maximizar elas. Outro ponto de vista seria observar as atividades onde você mais gasta tempo e ver se elas estão dando o retorno esperado.
A Lei do 80/20 as vezes não aparece na proporção normal. Geralmente ela é mais implacável sendo em proporções de 90/10 ou até mesmo 95/5. O importante nesse conceito é medir de onde estão vindos os resultados e os problemas e maximizar um e minimizar o outro. Como Peter Drucker disse "O que é medido pode ser gerenciado".
Gostei muito do texto. Já recomendei a leitura.
ResponderEliminar