Quando estamos planejando uma nova meta, seja ela conseguir um corpo definido, estudar para um concurso, economizar dinheiro ou até aprender uma nova habilidade, estamos confiantes de que iremos seguir todos os passos necessários para alcançar nosso objetivo. Porém os dias vão passando, dificuldades vão surgindo e outras prioridades aparecem no caminho. Aquilo que estava definido no começo passa a ser negligenciado, deixado para trás. Eu mesmo já passei por isso diversas vezes, e sempre me intriguei por que fazemos esta auto-sabotagem.
O sol nasce mais uma vez. É uma manhã de verão ensolarada e quente e os pássaros estão cantando lá fora. Maria acorda, preguiçosa e com vontade de dormir mais, mas ao mesmo tempo se culpando por estar enrolando na cama. A primeira coisa que faz, como sempre, é abrir suas redes sociais e verificar o que seus amigos estão fazendo. Fica animada ao verificar que diversos amigos estão empreendendo, uns com mais sucessos que outros. Sente que ela também pode ser um desses, sempre quis ter seu próprio negócio e possui diversas habilidades que podem ser monetizadas. A vontade está ali, mas ela não sabe por onde começar, e para falar a verdade não sabe direito o que quer. Ao chegar ao seu trabalho seu chefe coloca uma pilha de documentos que precisam ser revisados. A vida de escritório nunca foi seu objetivo, mas por causa de necessidades foi um caminho que se desenhou naturalmente.
1. DEFINIR METAS
A primeira coisa a se fazer quando você quer algo, é, obviamente, definir o que é isso que você quer. Definir metas pode também ser interpretado como esboçar o seu sonho, materializar aquilo que está no em seus pensamentos. Não tenha medo de sonhar, segundo Roberto Shinyashiki "Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". Se quer realizar algo grandioso nessa vida, precisa também sonhar na mesma proporção. Este sonho pode ser tanto uma realização pessoal, um bem material, ou um patamar que pretende alcançar. Uma dica que eu dou é detalhar este sonho com uma caneta e um papel. Ser o mais minucioso possível, escrever todos os detalhes sobre ele, como você irá se sentir ao realizar, quanto tempo você acha que irá levar enfim, tudo o que você pode escrever sobre ele escreva. Quando terminar, pegue este texto e o guarde num lugar seguro, onde você possa frequentemente revisitar. Além disso, é interessante também colocar este sonho em algum lugar visível em seu quarto ou cozinha, um lugar onde você olhe bastante. Isto irá garantir que você não esqueça de seu sonho.
Ao ir de bicicleta para o trabalho Maria passa por uma rua movimentada e o sinal fecha. Está ouvindo sua música favorita: "O Mundo Para Felipe" de Vanessa da Mata. Ao olhar para o lado nota uma placa interessante: "ALUGA-SE SALA COMERCIAL COM COZINHA INDUSTRIAL". É uma sala no piso térreo de um grande prédio, parte comercial e parte residencial. Interessada ele saca seu celular e tira uma foto para ligar mais tarde. No resto do caminho fica imaginando que negócios podiam ser realizados naquele lugar. Maria cozinha muita bem, seus amigos gostam especialmente de seus hambúrgueres. De repente, como uma luz se acendendo num quarto escuro, uma ideia surgiu em sua mente. Maria quer abrir uma hambúrgueria delivery. Chegando no trabalho Maria corre para a sala de seu chefe e grita "EU PEÇO DEMISSÃO!". Seu chefe assustado, olha com uma cara confusa enquanto Maria sai do escritório com um sorriso de orelha a orelha. Ao chegar em casa, pega um lápis e um papel e escreve: "Smart Burguer", o nome de sua hambúrgueria. Mas, após isso, uma ansiedade começa a rondar sua mente. "E agora?".
2. PLANEJAR
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”, John L. Beckley. Saber onde quer chegar é tão importante quanto saber o que precisa fazer para chegar. De nada adianta você ter escrito seu sonho, colado ele na parede de seu quarto, mas não planejar o que irá fazer para alcança-lo. E este planejamento é tanto micro como macro. O que quero dizer com isso? Você precisa saber que metas deve bater mensalmente, semanalmente e diariamente. Uma prática que eu tenho é todo dia, logo depois de tomar meu café da manhã, abrir minha agenda e listar as coisas mais importantes que preciso fazer no dia, claro, tendo em vista alcançar meus sonhos. Isto é útil tanto para você ser mais produtivo e como também para servir de um auto policiamento sobre suas prioridades. Após ter seu sonho elaborado, precisa saber o que precisa ser feito para este sonho se tornar possível. Comece por cima, quais são os objetivos mais importantes que precisam ser feitos, e então vá esmiuçando até chegar nas tarefas que diárias a ser realizadas para concluir estes objetivos. Existem alguns aplicativos que ajudam neste planejamento, sendo o mais famoso deles o Trello. Porém, eu recomendo, pelo menos para o planejamento diário a escrita na sua agenda. Ao escrever com sua mão a sensação de comprometimento parece ser maior.
Com um papel e uma caneta em mãos Maria escreve:
-Desenvolver uma cardápio único e inovador:
Em uma semana:
Montar a receita de 3 hamburgueres. Entrar em contato com fornecedores de bebidas.
Em um mês:
Aprender a fazer milkshakes para integrar ao cardápio. Convidar pessoas para provarem o cardápio e ter um feedback.
-Alugar um local para abrir o restaurante:
Em um dia
Entrar em contato com diversos locais e definir o que melhor se encaixa.
-Definir o sistema de delivery:
Em uma semana:
Entrar em contato com fornecedores de serviços de entregas, Ifood, Ubereats...
3. CRIAR MECANISMOS QUE FACILITEM O PROCESSO
Segundo Daniel Pink, autor do livro "Drive - The Surprising Truth About What Motivates Us", o ser humano tem 3 estágios durante o dia, um pela manhã, um após o almoço e outro no final do dia. Durante a manhã estamos com nossa capacidade cognitiva no máximo. Estamos com a cabeça fresca, ainda provavelmente não fomos bombardeados com estímulos de diversas origens diferentes, nossa vigilância está no máximo, nosso cérebro está o mais aguçado possível. É o melhor horário para se concentrar em realizar as atividades que mais o preocupam, ou que mais necessitam de dedicação cognitiva. Se você é um escritor é o melhor horário para escrever, se você é um programador é o melhor horário para programar, se você é um atleta é o melhor horário para treinar. Após o almoço, neuro-cientistas afirmam que nossa capacidade cognitiva e de vigilância está no mínimo. Um estudo norte-americano de 2018 (https://www.in.gov/cji/files/Crash%20Fact%20Book_2018_Final%20Proof.pdf) aponta que o horário onde ocorrem mais acidentes é das 15:00 até as 17:59. Esta hora é a melhor hora para você executar atividades fáceis, mas repetitivas e quem sabe ate tediosas, como preencher formulários, responder e-mails, varrer o chao. E, no restante do dia, nosso cerebro já está mais relaxado, mas ainda sem uma capacidade de vigilância e cognitiva alta. Então, é uma boa hora por exemplo para fazer brainstorm, relaxar ou conversar com seus amigos.
Uma agenda, física ou virtual, também é útil para te ajudar a seguir seus objetivos. Crie seu próprio método de trabalhar, mas se esforce para utilizar ele. Estas ferramentas são de grande utilidade, mas no longo prazo. No começo vai ser difícil se habituar a utilizar, não é algo que te dá um resultado imediato. Escrever na agenda, acordar cedo para produzir, são coisas que provavelmente quem tem dificuldade motivacional não realize. Algo que também deve ser levado em consideração, é a escolha de um tutor. Uma referência onde você se espelhe. Um nível onde você quer chegar. Estas pessoas podem facilitar o processo. Você não precisa inventar a roda novamente, pode pegar o produto já pronto e replicar. Se você tem a chance de conviver com ele, esse é o cenário ideal para extrair a maioria dos ensinamentos. Se não, também não é grande problema. No mundo de hoje estamos cada vez mais conectados e próximos de pessoas de qualquer lugar no mundo. Uma pessoa que me espelho bastante para criar este conteúdo é Tim Ferriss, escritor, palestrante, empreendedor e dono de um podcast famoso chamado "The Tim Ferriss Show", vale a pena conferir se tem o interesse em produtividade.
Por ter se demitido, Maria agora está apertada de grana. Aquela pequena reserva que ela tinha feito -sabe lá pra quê- apenas durará mais dois meses. Pedir dinheiro emprestado a um banco é assustador, retrair uma divida tão grande nessa idade é algo que ninguém gostaria. Além disso, alguns de seus amigos não acreditam que isso dará certo, e falam "Você deve voltar para seu antigo trabalho, é um futuro mais garantido". Um série nova é lançada no catálogo da Netlfix, e Maria infelizmente não tem tanto tempo livre para a assistir. Muitas distrações aparecem em sua vida e ele está com dificuldade em se concentrar em seus sonhos.
4. FOCAR NO SEU SONHO
É normal ter dias ruins. O mundo do Instagram não existe, é apenas uma simulação de um mundo perfeito onde todos são bonitos, engajados e motivados. Existirão diversas dificuldades no caminho e não existe formula mágica para mudar o rumo de sua vida. As variáveis são diversas, saúde, família, país, mercado e infinitas outras. Contudo, as variáveis que podem ser controladas, que só dependem de você, devem estar alinhadas para garantir o progresso de seus planos. Desde o horário em que você acorda, a comida que você come, os programas que você assiste, o material que você lê, as pessoas que você convive, até mesmo o jeito como você cuida de sua saúde mental. Pense que você tem na cabeça o objetivo de alcançar o uma condição física diferente, ou seja, ter um corpo definido, pelo motivo que for. A não ser que você seja geneticamente favorecido, terá que fazer um treino constante, ter uma dieta, ter a motivação de acordar todo dia para treinar. Enfim, não poderá fazer qualquer coisa aleatoriamente e esperar que o seu corpo se defina sozinho.
Na parte da motivação, acredito que com quem você anda, escuta e está perto pode ser um grande motivacional ou desmotivacional. Já abordei a parte da mentoria, porém, seus amigos também podem representar um perigo, especialmente aqueles que você convive mais. Quando você está com alguém tende, por alguma motivo social, a chegar a algum consentimento sobre o assunto que está sendo falado. E, infelizmente algumas pessoas que você tem como amigos podem não acreditar no seu potencial. Assim, as vezes é mais saudável se afastar um pouco, até eles conseguirem ver seu valor.
Smart Burguer está aberta! A festa de abertura é um sucesso e todos parecem gostar dos hambúrgueres montados por Maria. Porém, as semanas que seguem o movimento caí, e o resultado financeiro não aparece como esperado. Faltam 6 meses para começar a pagar o empréstimo do banco, e se não tiver um retorno, infelizmente terá que fechar a hamburgueria. Sem saber o que fazer, ela recorre a ajuda de um consultor, que, por ter uma visão de fora, consegue ver onde precisa ser melhorado, e como tornar os pontos fortes uma vantagem competitiva. Ele avalia o empreendimento de Maria, e vê que ela tem muito potencial, mas está querendo abraçar o mundo de uma vez só. Ela precisa se concentrar mais na parte estratégica e deixar o operacional para seus funcionários.
5. NÃO DESISTA, TENHA PACIÊNCIA
Parece clichê, e é mesmo. A única coisa que você pode procrastinar, na hora de buscar seus sonhos, é a decisão de desistir. Quando a ansiedade bater, a preguiça te puxar para a cama, ou um desafio muito grande aparecer em seu caminho e desistir parecer ser a única opção, tenha calma. Não aceite de imediato essa solução simples, espere para decidir depois, após analisar bem o contexto onde você se encontra. Sonhos demandam além de esforço, tempo. Se fosse do dia para a noite, não seria um sonho. Mantenha uma constância, todos os dias fazendo um pouco, um passo de cada vez. No final, será gratificante, e seu sonho pode ser também uma alavanca para sonhos maiores, e uma vida mais completa.
Se depois de tudo que você tentou resultados não surgiram,
você continua no ponto de onde partiu, não tem problema. Muitas vezes a
vida nos leva em caminhos diferentes, e está tudo bem. Quanto mais
avançamos em busca dos nossos objetivos melhor os conhecemos, e podemos
perceber aspectos que foram negligenciados no começo. Não tenha medo de
recomeçar, dar um passo atrás e observar tudo de uma maneira holística. O
mais importante é sempre estar consciente das decisões que são tomadas e
onde elas levam. Caso contrário, muito provavelmente alguém tomará
essas decisões por você, e seu sonho poderá ficar em segundo plano.
Assim como Maria conseguiu chegar em seu objetivo você também
conseguirá!
Agora, com seu Smart Burguer firme e estável, Maria está tranquila e desfrutando um bom retorno financeiro. Ela agora consegue ver oportunidades que antes estavam escondidas, ou muito longe de se tornar realidade. Ela sempre teve a vontade de viajar pela Ásia, e conhecer países como Índia, Indonésia e Japão. Como ela conseguiu montar um negócio sustentável, que não precisa mais de sua dedicação total para funcionar, ela arranja 1 mês de férias para viajar e ir em busca de outros sonhos.
Comentários
Enviar um comentário